Nyusi fala de tranquilidade e Dhlakama diz que houve provocações
O Presidente da República convocou, na tarde de segunda-feira, uma conferência de imprensa onde fez o balanço dos sete dias de trégua entre o braço armado da Renamo e as Forças Governamentais. Filipe Nyusi disse, na ocasião, que estava satisfeito porque a semana da trégua foi tranquila.
“Fazemos uma boa leitura, no sentido de tranquilidade. Dos contactos que fiz com o Governo provincial de Inhambane, que é corredor, mas também com o Governo de Tete, querendo ter a sensibilidade sobre o que está a acontecer, e as Forças de Defesa e Segurança sobre aquilo que comunicam sobre o que realmente está a acontecer, fiquei sensibilizado e notei que havia muita mudança. O Governo não está a fazer nenhum ataque”, sustentou Filipe Nyusi.
Entretanto, Afonso Dhlakama não tem a mesma opinião e aponta casos de provocações das Forças de Defesa e Segurança. Diz que houve dois ataques a populações, ambos no distrito de Gorongosa.
“Um grupo das FADM, numa posição de Tondo, no posto administrativo de Canda, aqui na Gorongosa, foi a umas barracas, num mercado local, chegou lá, queimou tudo, roubou e voltou a correr para a sua posição. E também, outro grupo saiu da posição de Nhaulanga, na zona de Mucota, e foi à casa de um membro da Renamo, arrombou a casa, levou tudo, malas e tudo... e queimou, outras coisas roubou para a sua posição”, argumentou Afonso Dhlakama, explicando que as incidências foram reportadas ao Presidente da República.
Sem comentários: