Tufão Haima faz 12 óbitos nas Filipinas
As autoridades filipinas elevaram hoje para 12 o número de mortos provocado pelo tufão Haima, que atingiu na quinta-feira o norte do país com fortes chuvas e ventos que causaram inundações e danificaram infra-estruturas e campos de cultivo.
O tufão – designado Lawin nas Filipinas – afectou o norte da ilha de Luzón, com ventos de até 225 quilómetros por hora e chuvas torrenciais.
O chefe da agência filipina para a redução de desastres, Ricardo Jalad, disse à televisão ABS-CBN que oito das mortes ocorreram na região de Cordillera, escreve a Lusa.
As autoridades afirmaram que ainda estão a avaliar a dimensão dos prejuízos, mas avançaram serem extensos nas zonas de cultivo.
Na província de Cagayan, onde foi declarado alerta máximo antes de o tufão tocar terra na noite de quarta-feira, entre 50.000 e 60.000 hectares de arrozais foram destruídos pelo vento ou inundados pelas chuvas, indicou o seu governador Manuel Mamba.
O Haima foi o mais potente tufão a atingir as Filipinas desde o Haiyan, que em 2013 causou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos e 14 milhões de afectados na região central do país.
Entre 15 e 20 tufões afectam anualmente as Filipinas durante a época das chuvas que começa, normalmente, em Junho e termina em Novembro.
Sem comentários: