Chissano/Chibuto reabilitada em 2017
Na província de Gaza, cortadas pelas cheias de 2013, serão reabilitadas no próximo ano.
Fonte da Administração Nacional de Estradas (ANE) deu conta que actualmente decorre a selecção dos empreiteiros a quem serão adjudicadas as obras, uma vez garantido o financiamento e concluída a elaboração dos projectos executivos.
Miguel Coanai, director de Planificação na ANE, não avançou a proveniência nem o montante do financiamento, tendo em conta que ainda decorre a selecção do empreiteiro, mas deu como certo o avanço das obras em 2017.
A estrada Chissano/Chibuto tem uma extensão de 39 quilómetros e a de Chibuto/Guijá 60 quilómetros. Ambas são cruciais na ligação rodoviária no interior da província de Gaza e até entre esta e outras.
Em 2013, por exemplo, a conexão entre Maputo e o resto do país ficou cortada durante dias devido à destruição dos encontros de uma das pontes da baixa de Chicumbane. Se a EN220 estivesse em boas condições, teria sido usada como alternativa, bastando desviar o tráfego para Chibuto a partir de Chissano, de onde seguiria até retornar à EN1, em Chonguene.
Com a reabilitação das duas estradas, volta-se a ter uma alternativa à Estrada Nacional Número Um, em caso de corte em Chicumbane, para além de que Chibuto volta a ter uma ligação directa com Guijá e Chókwè.
A província de Gaza conta com cerca de 3300 quilómetros de estradas, dos quais apenas pouco mais de 700 quilómetros são asfaltados. Os restantes 2613 são terraplanados, o que eleva a vulnerabilidade da sua intransitabilidade em tempos chuvosos.
Sem comentários: