Header Ads

Breaking News
recent

OMS diz que há evidência crescente de ligação do Zika com microcefalia

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que há um crescente cúmulo de evidências de ligação entre o Zika vírus e a microcefalia, má-formação cerebral em recém-nascidos, mas que pode levar de 4 a 6 meses para se provar essa relação.
Em autópsias, médicos brasileiros encontraram indícios do vírus nos cérebros de bebes nascidos com microcefalia, afirmou o director do departamento de epidemias e emergências de saúde da OMS, doutor Bruce Aylward.
"Isto ainda não prova uma relação causal... mas é o cúmulo crescente de indícios, em termos da associação temporal–geográfica do vírus e das consequências, que nos preocupa", disse ele em um boletim à imprensa. "Estamos vendo uma falta de outras causas explicativas."
A OMS declarou o surto de Zika, que já se disseminou em quase 30 países e territórios, uma emergência de saúde pública mundial no dia 10 de Fevereiro.
Aylward disse que no início do próximo mês as pesquisas de desenvolvimento de exames diagnósticos e vacinas contra o Zika serão aceleradas através da convocação de especialistas internacionais – algo "muito parecido ao que fizemos nos primeiros dias do (surto) de Ebola", afirmou.
Mais de 500 casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso central foram confirmados no Brasil, dos quais a "maior parte" está ligada à infecção pelo Zika vírus, segundo o Ministério da Saúde. Outros 3.935 casos suspeitos de microcefalia no país estão sendo investigados.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.