Uma cimeira política com resultados económicos para Moçambique
26.ª Cimeira da UA
Numa cimeira essencialmente política, foi da área financeira que vieram os melhores resultados para Moçambique. À margem da 26.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) que último fim-de-semana terminou na capital etíope, Addis Abeba, o governo moçambicano fechou um acordo financeiro de 200 milhões de euros com a União Europeia (UE) para apoio ao Orçamento do Estado de 2016.
O acordo foi rubricado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e pelo comissário europeu para Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, no final de uma audiência que o representante europeu teve com o Presidente Filipe Nyusi.
“Assinámos com o ministro um acordo de 200 milhões de euros para reforçar o Orçamento do Estado. Mas, agora, estamos também muito engajados em apoiar projectos específicos para o desenvolvimento rural”, revelou Mimica, no final da assinatura do acordo.
Oldemiro Baloi, por sua vez, revelou que este acordo constitui uma primeira abordagem, mas que comissões específicas serão criadas para avaliar os mecanismos de cooperação sectorial.
Sem comentários: