Header Ads

Breaking News
recent

Uganda/Eleições: Chefe de Estado em exercício é favorito nas presidenciais desta quinta-feira

Cerca de 15 milhões de eleitores são chamados a escolher entre Yoweri Museveni, de 71 anos, e sete outros candidatos, entre os quais uma mulher, mas apenas o opositor histórico Kizza Besigye e o ex-primeiro-ministro Amama Mbabazi poderão eventualmente forçar o presidente a uma segunda volta, que seria inédita.
Desde a sua independência em 1962 que o país da África Oriental, com cerca de 37 milhões de habitantes, nunca conheceu uma alternância política pacífica e perto de metade dos eleitores nunca conheceram outro presidente.
Chegado ao poder em 1986 – após tomar Kampala à frente do seu Exército de Resistência Nacional (NRA) e derrubar o autocrata Milton Obote – Museveni pode contar com a força financeira e o saber fazer eleitoral do seu partido, o Movimento de Resistência Nacional (NRM).
Kizza Besigye já considerou que uma eleição livre e justa era impossível no Uganda e afirmou que não voltaria a candidatar-se, após as derrotas nas três últimas presidenciais. Mas o antigo médico pessoal de Museveni, durante a guerra civil (1980-1986), que se tornou chefe da oposição em 2001, deixou-se tentar novamente.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.