Header Ads

Breaking News
recent
Comissão Mista reflecte hoje
sobre governação pela Renamo


Os mediadores internacionais no diálogo político entre o Governo e a Renamo anunciaram ontem que a Comissão Mista vai se encontrar nesta quarta-feira para discutir a proposta apresentada pelos mediadores internacionais sobre o primeiro ponto de agenda: a governação nas seis províncias pela Renamo.

Segundo Mário Raffaelli, porta-voz dos mediadores e representante da União Europeia, a discussão sobre a governação pode ser mais flexível quando comparado com o debate sobre a descentralização. “Os mediadores avançaram com uma proposta sobre a governação pela Renamo nas seis províncias que amanhã (hoje) será discutida a nível da plenária. Achamos que neste momento, a agenda da governação pode ser mais flexível do que a da descentralização”, disse, sem avançar mais pormenores.

Refira-se que, na 8ª oitava ronda do diálogo político, as delegações do Governo e da Renamo teriam chegado a um entendimento na reflexão sobre o primeiro tema, ou seja a governação nas seis províncias pela Renamo. E, como sinal de conciliação, as partes manifestaram vontade de produzir um documento sobre a descentralização, que mais tarde será depositado na Assembleia da República para aprovação.

Naquela ocasião, José Manteigas, chefe da delegação da Renamo e porta-voz daquela ronda, referiu que o documento sobre a descentralização seria produzido pela Comissão Mista, que envolve a delegação do Governo e da Renamo.
O debate político tem como agenda: a governação nas seis províncias pela Renamo; cessão imediata das actuações militares; Forças de Defesa e Segurança (FADM, PRM e SISE); e o desarmamento da Renamo e (re)integração dos homens armados na sociedade.

Este diálogo político, que decorre na capital moçambicana, Maputo, procura criar condições para o encontro ao mais alto nível entre Filipe Nyusi, Presidente da República, e Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, para pôr fim ao clima de hostilidades militares que se vive em Moçambique.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.