Cultura
Desenvolvimento da literatura Moçambicana
Fátima Mendonça vence Prémio José Craveirinha de Literatura
Já é conhecida a décima vencedora do Prémio José Craveirinha de Literatura de 2016: Maria de Fátima Mendonça, estudiosa, ensaísta, Professora reformada da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Para o efeito, de acordo com o júri, concorreu o inquestionável contributo no desenvolvimento da literatura moçambicana, através da formação de profissionais, docentes, críticos, estudiosos e ensaístas da actualidade, lê-se no comunicado enviado à nossa Redacção.
O Prémio José Craveirinha de Literatura foi instituído em 2003 pela HCB (Hidroeléctrica da Cahora Bassa), em parceria com a AEMO (Associação dos Escritores Moçambicanos).
A cerimónia de entrega do Prémio está marcada para Novembro, na Vila do Songo, Tete, por ocasião das comemorações do 9º aniversário da Reversão da gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para o Estado Moçambicano.
Este prémio homenageia o poeta José Craveirinha, tendo sido laureados Paulina Chiziane, Armando Artur, Eduardo White, João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Aldino Muianga, Calane da Silva, Lília Momplé e Luís Bernardo Honwana.
Sem comentários: