Header Ads

Breaking News
recent
Síria


Oposição insiste com envio de ajuda para Alepo

A Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal aliança política opositora, pediu ontem que a ONU exerça mais pressão sobre o Governo da Síria para que permita a entrada de ajuda nos bairros sitiados da cidade de Alepo.
“Os veículos com a ajuda estão a espera na fronteira entre Síria e Turquia sem poder ter acesso à estrada de Castelo (que conduz a Alepo)”, lamentou o porta-voz da CSN, Riad Agha, em declarações por telefone à Agência EFE.
O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, denunciou na quinta-feira que as autoridades sírias não tinham cumprido a sua promessa de permitir a entrada de assistência humanitária a cidades sitiadas, como Alepo, desde que entrou em vigor o cessar-fogo, na segunda-feira passada.

Agha se queixou também que o acordo de trégua, alcançado entre Estados Unidos e Rússia, se centre no envio de assistência a Alepo, e não faça o mesmo com outras localidades cercadas como Madaya.
Quanto a uma possível reabertura de negociações de paz em Genebra, que está recolhida no pacto do cessar-fogo, Agha considerou que “é melhor perguntar se a trégua continuará do que se vamos voltar às conversações” na cidade suíça.

O porta-voz lembrou que nas últimas horas registaram-se violações “graves” do cessar-fogo em distintas partes da Síria.
Agha indicou que durante esta semana não mantiveram contacto com De Mistura para abordar um hipotético reactamento do diálogo e destacou que ainda “não há nada oficial” sobre uma retomada no próximo mês, como anunciou a Rússia.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.