Troço compreende quase 130 quilómetros
Estrada Tica-Buzi será asfaltada em Novembro
Estrada Tica-Buzi será asfaltada em Novembro
A estrada que liga o posto administrativo de Tica, em Nhamatanda, à vila do Búzi e Nova Sofala, no distrito de Búzi, será asfaltada a partir do próximo mês de Novembro. O empreendimento compreende um troço de quase 130 quilómetros e é financiado pelo Governo moçambicano com comparticipação monetária do congénere da India.
A obra está avaliada preliminarmente em 140 milhões de dólares norte-americanos, já disponíveis. Antes mesmo do início, o trajecto será iluminado de forma a facilitar o trabalho no período nocturno.
Com efeito, foi lançado, a 30 de Agosto findo, um concurso público, segundo o regimento de contratação de empreitadas pelo Estado, válido por quinze dias. O mesmo, ora na fase de selecção, contou com a participação de um número não especificado de concorrentes, todos de nacionalidade indiana.
A boa nova foi transmitida pela governadora da província de Sofala Helena Taipo, durante um comício que realizou no bairro de Massane arredores da vila de Búzi, no quadro da visita de dois dias que efectua àquele distrito costeiro de Sofala (começou ontem e termina hoje),com o objectivo de medir o pulsar das acções do executivo.
“A partir de Novembro vai ser asfaltada a estrada Tica - Búzi. Isso é sinal de crescimento do nosso distrito e vai facilitar a vida de todos nós”, anunciou Taipo, perante centenas de pessoas que se fizeram ao local do comício.
A rodovia que deverá contribuir sobremaneira na absorção de mais jovens para o mercado de emprego, e melhorar o transporte de pessoas e bens, partirá de Tica até à vila de Búzi num total de 72 km. Os restantes 56 quilómetros incluem asfaltagem a partir de Guara-Guara até Nova Sofala.
Sem comentários: