Header Ads

Breaking News
recent
Moçambique em 2017

Plano Económico e Social
prevê crescimento de 5,5%

O Governo moçambicano aprovou ontem a proposta do Plano Económico e Social (PES) para 2017, que projecta uma taxa de crescimento económico na ordem de 5,5 por cento.
A proposta do PES foi aprovada durante a 33ª sessão do Conselho de Ministros havida ontem, em Maputo. Na mesma sessão, o Governo aprovou a proposta de Lei do Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano.

Segundo o porta-voz do Governo, Mouzinho Saíde, o PES/2017 tem como uma das prioridades o aumento da produção interna de alimentos para fazer face ao défice de produção agrícola registado no presente ano, em parte devido a factores climáticos adversos, particularmente cheias e seca.

“Para fazer face ao cenário macro-económico actual, o PES prevê desenvolver acções que elevem a qualidade do Sistema Financeiro e Cambial nacional, tendo como principal objectivo a preservação do valor da moeda nacional e da estabilidade macro-económica”, disse Saíde, falando à imprensa durante o habitual briefing no final da sessão.

Sobre o Orçamento do Estado, o porta-voz explicou que se pretende manter o princípio preconizado no Programa do Governo relativo ao não aumento das alíquotas fiscais, bem como manter o carácter restritivo iniciado em 2016, consubstanciado na implementação das medidas que visam a despesa pública a níveis sustentáveis.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.