Header Ads

Breaking News
recent

Na atualidade Internacional

Africa do Sul


Zuma devolve 7,8 milhões de rands


O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, devolveu aos cofres do Estado os 7,8 milhões de rands que gastou indevidamente na remodelação da sua residência particular, cumprindo uma sentença do Tribunal Constitucional.
O anúncio do pagamento foi feito ontem pelo Tesouro sul-africano, instituição encarregada de calcular e receber a quantia que devia devolver. Zuma teve de pedir um empréstimo para poder pagar a totalidade das reformas da sua casa de Nkandla, no leste do país, que não tiveram apenas como objectivo melhorias em matéria de segurança, indicou o porta-voz da Presidência sul-africana, Bongani Majola.


O Tribunal Constitucional sul-africano ordenou a Zuma que devolvesse a importância indevidamente gasta depois de declarar vinculativas as recomendações da Provedora de Justiça, Thuli Madonsela, que considerava que o chefe de Estado devia reembolsar o Estado da parte dos 246 milhões de rands que custaram as obras não destinadas a garantir a sua proteção. Zuma justificou a milionária remodelação da sua casa de Nkandla, alegando razões de segurança, mas Madonsela revelou que, entre as infra-estruturas construídas, havia um galinheiro, um estábulo para vacas, um anfiteatro e uma piscina. Recorde-se que, recentemente o líder dos EFF, Julius Malema, exigiu a Jacob Zuma, numa sessão de perguntas e respostas, que devolvesse aos contribuintes sul-africanos os 20 milhões de euros gastos pelo erário na renovação da sua residência privada.





Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.