Na Av. Samora Machel, entre Cemitério e Melhor Shoping
TPB, “chapas” e “tchopelas”
com novas paragens na Beira
O Conselho Municipal da Beira introduziu novas paragens para os transportes públicos explorados pela empresa TPB, semi-colectivos de passageiros “chapa 100” e “tchopelas”, de modo a melhorar a transitabilidade de viaturas ao longo da avenida Samora Machel, na cidade da Beira.
“Chapas” e autocarros com destino ao Maquinino e Casa Bulha, passam a descarregar passageiros, que anteriormente desembarcavam defronte do supermercado Melhor Shopping, no final da vedação das casas da empresa TDM na Estação Terrena, antes da Escola Estrela da Manhã.
Os “tchopelas” que estacionavam defronte do Melhor Shopping passa para a rua entre o hangar da empresa TPB e o supermercado Shoprite, na rua Doutor Guilher de Arriaga, que parte da avenida Samora Machel e atravessa a rua General Vieira da Rocha.
Esta alteração das paragens afecta os transportes de passageiros no sentido semáforo da Munhava, Maquinino/Casa Bulha, segundo o vereador de Protecção Civil, Sistema de Transportes Rodoviários e Energia, Patreque Chicamisse.
Chicamisse disse que a medida que entrou em vigor na passada terça-feira, visando facilitar o rápido escoamento de viaturas ao longo da avenida Samora Machel.
“Esta medida é para aliviar o congestionamento daquela que é a maior avenida que dá acesso à cidade e foi tomada depois de nos reunirmos com ATABE, há dois meses e concordaram. Também emitimos uma nota ao TPB e esta já movimentou a sua paragem para onde indicamos”, explicou Chicamisse.
Ele disse que a partir de hoje (amanhã), serão colocados sinais de proibição nos locais afectados pelas alterações, de modo a que qualquer transportador que for interpelado a usar o ponto como estação, está sujeito a uma sanção. “Já sensibilizamos os motoristas. Quem for encontrado a transgredir a proibição será punido, seguindo o código de estrada e a própria postura municipal”, referiu.
Chicamisse garantiu que no momento aquela é a única paragem onde se registam alterações. Mas decorrem trabalhos de análise para modificações em paragens de “tchopelas”, de modo que não sejam obstáculos ao peão assim como ao automobilista.
“Essa mudança vai melhorar muita coisa, há colegas que não vão obedecer essa medida, mas aquela enchente que tem havido ali vai diminuir”, disse o motorista da rota Baixa-Munhava, Amadeu Saúde Six.
Outros automobilistas são de opinião que se deve fiscalizar o local de forma a não ser usado por transgressores. “A Polícia Municipal deve ficar em prontidão naquele espaço para sensibilizar os motoristas e os passageiros, de modo que essa medida se torne possível”, disse o transportador Braz Fernando.
Sem comentários: