Sociedade e Politica
Ataque da Renamo a cortejo funebre em Nhamapaza provoca duas mortes
Homens armados da Renamo protagonizaram um ataque a um cortejo fúnebre na manhã da passada terça-feira, em Nhamapaza, Sofala, durante o qual morreram duas pessoas da mesma família, de um total de cinco que seguiam com um corpo sem vida, na viatura Mitsubishi MBH-3263, da cidade da Beira com destino ao distrito de Nicoadala, na Zambézia.
As duas vítimas mortais e três sobreviventes viajavam pela Estrada Nacional nº1 com uma urna contendo restos mortais de um parente, um homem que tinha perdido a vida poucos dias na Beira, com o objectivo de realizar as cerimónias fúnebres em Nacoadala, sua terra natal.
O porta-voz do comando provincial da PRM de Sofala, Daniel Macuácua, disse que os homens armados, em número não especificado, interpelaram os cinco ocupantes do Mitsubishi e ordenaram a imobilização da viatura. Depois, dispararam à queima-roupa contra duas pessoas, da mesma família, as quais perderam a vida no local de baleamento.
Quando verificaram que a viatura transportava uma urna com um cadáver, abandonaram os três sobreviventes já com três cadáveres, segundo explicação dada por Macuácua ontem, na Beira, durante uma conferência de imprensa.
A fonte referiu que os cinco ocupantes chegaram a Nhamapaza enquanto a coluna já havia partido. Por isso, insistiram que queriam prosseguir com a viagem até Nicoadala, onde iam enterrar o corpo de seu parente que tinha perdido a vida na Beira.
Eles foram atacados depois de terem ultrapassado uma posição das Forças de Defesa e Segurança, local de partida das colunas que asseguram a circulação de pessoas e bens, através de viaturas, até ao distrito de Caia. Mais tarde veio-se a saber que a viatura MBH-3263, que ia a Nicoadala com uma urna e cinco acompanhantes, tinha sido atacada pela Renamo e duas pessoas morreram instantaneamente.
Sem comentários: