Copo de cerveja deixa pessoas mais sociáveis
— confirma pesquisa
Pesquisadores na Suíça confirmaram o que muita gente já desconfiava: beber um copo de cerveja pode deixar as pessoas mais sociáveis.
As experiências, feitas pelo hospital da Universidade da Basileia, envolveram 60 pessoas, com um número igual de homens e mulheres consumindo cerveja com álcool e sem álcool. Depois, os participantes foram submetidos a uma série de testes, incluindo reconhecimento de feições, empatia e excitação sexual.
As pessoas que ingeriram bebida alcóolica demonstraram mais desejo de estar na companhia de outras pessoas, num ambiente aberto, animado e de conversa. A diferença foi mais perceptível entre as mulheres e as pessoas naturalmente mais inibidas.
A cerveja também fez com que os participantes reconhecessem feições alegres mais facilmente e reforçou a sua empatia emocional - particularmente entre as pessoas com baixos níveis iniciais de empatia.
Depois, os pesquisadores mostraram aos participantes imagens de conteúdo sexual explícito. Os participantes que consumiram cerveja sem álcool classificaram essas imagens como menos agradáveis que fotos de conteúdo neutro. Já as pessoas que consumiram álcool consideraram as fotos como mais agradáveis.
A diferença foi mais marcante entre as mulheres, mas os pesquisadores não notaram necessariamente um maior nível de excitação sexual.
O coordenador da pesquisa, Matthias Liechti, disse que o estudo vem preencher uma lacuna nesse campo do conhecimento.
“Embora muita gente beba cerveja e conheça os seus efeitos por experiência própria, existem surpreendentemente poucos dados científicos sobre os efeitos (do álcool) no processamento de informações emocionais e sociais”, afirmou.
Sem comentários: