Num espectáculo a ter lugar hoje, em Maputo
“Velha guarda” promete “show”
inesquecível aos seus fãs
Um total de 19 músicos da antiga geração partilha, hoje, o palco do Centro Cultural Universitário, da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, num espectáculo que promete deixe saudades a avaliar pela composição de artistas participantes.
Denominada “Velha Guarda”, a iniciativa, de acordo com a organização do evento, tem como objectivo dar valor e divulgar cada vez mais a música ligeira moçambicana, principalmente dos artistas que começaram a cantar nos anos 70.
Trata-se de vozes como Xidiminguani, Rosália M’boa, Dilon Djindji, Chico António, Elvira Viegas, Gémeos Parruque, Willy e Aníbal, Gabriel Chiau, António Marcos, Wazimbo, Hortêncio Langa, Júlia Mwito, José Barata, Paulo Muiambo, Joana Couana, Salimo Mohamed, Roberto Chitsondzo, Safira José e Tomás Moiane, que em todos os tempos cantaram e encantaram a sociedade moçambicana e não só….
Falando em conferência de imprensa, que tinha como finalidade anunciar a realização do espectáculo, alguns músicos participantes prometeram proporcionar um “show” jamais visto pelos seus fãs, cantando músicas gravadas nas décadas 80 e 90.
Elvira Viegas, uma das cantoras de vai desfilar no palco da festa da “velha guarda”, referiu que a expectativa é boa, sendo que são muitas vozes de renome que irão abrilhantar a noite de hoje, fazendo o que melhor sabem.
“A expectativa é boa. Tive a oportunidade de assistir alguns ensaios dos meus colegas. Por isso, tenho a autoridade de dizer que faremos um espectáculo inesquecível”, disse.
Em relação às músicas a serem tocadas, Elvira frisou que são músicas que já não tocam há muito tempo, como forma de recordar aos fãs aquelas que fizeram sucesso naqueles tempos, que continuam a fazer nos dias de hoje.
Por seu turno, os gémeos Parruque afirmaram esperar que o público goste da sua participação no evento e que farão de tudo para honrar o convite que lhes foi formulado para partilhar o palco com ícones da música ligeira moçambicana.
“Para nós é uma honra dividir o palco com estes astros da nossa música, visto que nesse dia ganharemos o brilho que eles tem. Faremos o nosso melhor para agradar o público que para lá se deslocar”, prometeram.
O espectáculo “Velha Guarda” é uma iniciativa que se pretende que dure para sempre e seja expandida para as regiões centro e norte do país, dependendo da repercussão que vai ter o primeiro “show” hoje.
Durante o concerto será gravado um DVD, como forma de imortalizar as vozes acima mencionadas que, de acordo com os organizadores, poderá ser lançado depois da avaliação do conteúdo e editado. O concerto é organizado pela Chitará Sound, bem como pela Capulana Digital.
Sem comentários: