Asfaltagem da estrada já é uma realidade e ficará pronta em 2017
Sede do distrito de Matutuíne, e distrito de Boane numa estrada asfaltada. O troço, com um total de 63 quilómetros, está a ser intervencionado no âmbito do projecto de construção da ponte Maputo-Ka Tembe, cuja conclusão está prevista para finais de 2017.
A estrada foi aberta ao tráfego ontem, após a colocação de asfalto numa extensão de 13 quilómetros. “Até ao próximo ano, poderemos ter tudo feito. Estamos a registar um bom progresso, mesmo com a complexidade de alguns trabalhos, poderemos concluir a construção dentro do previsto”, explicou o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.
Carlos Bonete, que se encontra de visita à província de Maputo, garantiu que nem mesmo a chuva vai comprometer a execução das obras. “Qualquer empreiteiro deve contar com a chuva. Nestes meses, estamos a registar chuvas um pouco abaixo do normal. Nos próximos meses, poderemos ter chuvas acima do normal, mas há sempre várias frentes onde eles podem trabalhar de forma a não ficar parados e cumprir com o calendário”, disse Bonete.
No total, a estrada Maputo-Ponta de Ouro tem vias de acesso com uma extensão de 209 quilómetros e está dividida em três partes, a primeira dos quais, Maputo-Ka Tembe, com uma extensão de 35 quilómetros, parte dos quais já estão asfaltados. “Já temos cerca de 44 por cento das obras da estrada Bela Vista-Ka Tembe executadas, o que significa que 28 quilómetros já estão asfaltados”, disse Bonete.
No total, serão construídos e reabilitados 109 quilómetros, incluindo os troços acima mencionados, mais os troços entre Ka Tembe-Bela Vista e Bela Vista-África do Sul.
O projecto também prevê a edificação de pontes sobre os rios da região. A estrada que liga Maputo-Ka Tembe-Ponta de Ouro tem um total de 185 quilómetros.
Sem comentários: