Camponeses em Boane recebem quatro tractores
Camponeses de pelo menos 20 bairros de Boane, na província de Maputo, já tem quatro tractores para ajudar a limpar as suas machambas. Os tractores agrícolas são de um programa do Conselho Municipal que prevê limpar até 500 hectares com o objectivo de tornar Boane auto-suficiente na produção de comida.
A agricultura de subsistência é a principal actividade dos idosos da vila de Boane. Mas por causa da idade avançada, cultivar uma grande extensão de terra com enxada de cabo curto tornou-se um desafio. É para diminuir o sofrimento que estes tractores agrícolas vão passar pelos bairros duas vezes por semana, para limpar a terra.
Os camponeses alegraram-se com a oferta e dizem que os tractores são uma grande ajuda.
"Estes tractores vão ajudar muito porque somos idosos e já não conseguimos cultivar. Antes tínhamos bois, mais roubaram. Então assim a situação vai melhorar. Estamos muito agradecidos", disse Júlio Tovela, um dos camponeses.
Os tractores pertencem ao Município, que através do programa só este ano quer limpar até 500 hectares de Boane e melhorar os resultados da campanha agrícola.
Os camponeses de Nwakombo aproveitaram a presença do edil para queixar-se da falta de sementes.
"Não há sementes. Estamos a passar muito mal. O que plantamos aqui na machamba compramos no mercado, porque não há semente”, desabafou Isabel Couana.
Jacinto Loureiro diz que a reclamação é legítima e garante que o problema será resolvido.
Boane é uma das regiões fortemente afectadas pela seca na província de Maputo. Para o próximo ano, o município prevê a construção de barragens e represas para armazenamento de água que será usada nas machambas, durante a escassez de chuva.
Sem comentários: