MINEDH diz que maus resultados devem-se ao desinteresse de pais e alunos
Um inquérito realizado pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano revela que maus resultados no ensino em Moçambique devem-se ao desinteresse dos alunos e pelo afastamento dos pais em relação aos seus educandos.
“Os nossos estudantes desinteressaram-se pelo aprender e pelo conhecimento, nesse inquérito foi constatado junto dos pais que eles pararam de acompanhar os seus filhos, desinteressaram-se pelos seus próprios filhos”, lamentou Jorge Ferrão, ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, durante um encontro havido na última sexta-feira com o Conselhos de Escolas.
Ferrão disse o facto deve constituir um alerta a todos os intervenientes. “Esta realidade não só nos deixa triste, mas serve de um cartão vermelho para os encarregados de educação e para todos nós que temos responsabilidades junto das escolas”, disse.
O Ministro da Educação pediu aos Conselhos de Escolas para que sejam mais interventivos nas escolas de modo que possam travar maus comportamentos. Ferrão disse mesmo que o sector está disposto a tirar do sistema todo professor ou dirigente escolar que tiver um mau comportamento. “Queremos pais que possam ser mais interventivos na vida das escolas, que possam dizer que o professor X ou Y não está a desempenhar o seu papel e através do Conselho de Escola pedir o seu afastamento do sistema”.
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano encoraja a participação dos pais e encarregados de educação nas actividades escolares, pois conseguiu provar que essa participação reduz o absentismo quer de professores, assim como de alunos.
Sem comentários: