Cinco pessoas morreram em mais de 200 acidentes laborais nos últimos nove meses no país
Até o mês de Setembro do ano em curso, houve, em todo país, 242 acidentes de trabalho, que resultaram em cinco mortes e 237 lesões. Entretanto, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, disse que os dados não reflectem a realidade.
“Os dados que apresentamos são o que chegaram até nós, mas uma vez que estamos dependentes da comunicação dos acidentes pelas empresas, e devido à falta de meios de diagnósticos e a qualidade dos inspectores que intervêm, fica difícil ter o registo de todos os casos. Certamente que há muitos mais casos”, disse Vitória Diogo.
A ministra do Trabalho fez este pronunciamento hoje, na abertura da formação dos inspectores de trabalho em matéria de segurança, higiene e saúde.
A formação vai ser ministrada por um grupo de três formadores brasileiros especialistas na matéria.
O objectivo da capacitação é melhorar a intervenção no diagnóstico das condições de higiene, saúde e segurança no trabalho.
A capacitação dos inspectores enquadra-se nas relações de cooperação entre Brasil e Moçambique.
“A capacitação será feita por meio de aulas expositivas, trabalhos interactivos e visitas técnicas, O objectivo é melhorar as actividades inspectivas de Moçambique”, disse o embaixador brasileiro, Rodrigo Soares.
A formação durará 10 dias e conta com a participação de 37 inspectores de trabalho provenientes de todo o país.
Sem comentários: